Tipos de hospedagem
Centro dia
Temporário
Moradia permanente
Para maiores detalhes de cada um dos serviços oferecidos, clique nos botões Saiba Mais ou no ícone de cada especialidade abaixo.
A atuação do profissional de terapia ocupacional em geriatria visa manter, restaurar e melhorar a capacidade funcional e cognitiva do idoso.
– Reabilitação Motora ou OrtopéDica;
– Reabilitação Neurológica;
– Reabilitação Cardio-Pulmonar.
Realizamos avaliação nutricional periódica e acompanhamento da alimentação servida aos moradores.
A musicoterapia para pessoas idosas tem o objetivo de promover a evocação de lembranças e melhora da memória.
A massagem traz benefícios especiais para os idosos. A aplicação de massagens pode recuperar o equilíbrio mais amplo do corpo.
Possuímos sistema de segurança baseado em monitoramento por meio de câmeras de vídeo.
Atendimento eficaz a todas as limitações relacionadas ao processo de envelhecimento natural ou patológico.
A capelania oferece apoio individualizado, independentemente de crença ou religião, coordenado por um profissional.
Profissionais capacitados ao atendimento em tempo integral da pessoa convalescente, em processo de tratamento.
A Atividade Física é um dos pontos altos para a melhor idade ser vivida com qualidade e longevidade!
Grupos terapêuticos, proporcionando um ambiente de troca de experiências e compartilhamento de vivencias, ainda com objetivo de resgatar a identidade…
Os ambientes da Kenko são pensados para serem a extensão do próprio lar para as pessoas que necessitem de cuidados especializados. Toda a estrutura e equipe profissional da nossa casa visam trazer aos nossos moradores bem estar e qualidade de vida.
Em nosso residencial, o olhar médico abrange desde a promoção do envelhecer saudável à reabilitação.
Diferenciar as mudanças anatômicas, funcionais e psicológicas próprias do processo natural de envelhecimento e das alterações decorrentes de doenças nessa fase da vida, atendendo as complexidades de nossos idosos com delicadeza e carinho. Sensibilidade , escuta, atenção e muito amor envolvido, são características essenciais de nossa médica geriatra.
Dra Maria Eduarda De Lucia
A atuação do profissional de terapia ocupacional em geriatria visa manter, restaurar e melhorar a capacidade funcional e cognitiva do idoso. Promover o bem estar físico, mental e social através atividades significativas, onde o terapeuta atua como facilitador que capacita a pessoa idosa na utilização das capacidades remanescentes e tomada de decisões.
Os atendimentos são realizados em grupo e individualmente proporcionando a socialização, estimulando a memória, diminuindo a ociosidade e a melhoria da qualidade de vida.
A Fisioterapia na terceira idade além de contribuir na reabilitação tem papel de agente promotor da saúde e colaborar para o envelhecimento saudável. Na Kenko, a fisioterapia busca promover uma maior independência dos idosos para as tarefas básicas de vida diária, visando minimizar as consequências das alterações fisiológicas e patológicas do envelhecimento, bem como garantir uma melhoria da mobilidade e favorecer uma qualidade de vida o mais satisfatória possível.
O envelhecimento é uma parte integrante da vida, é tipicamente acompanhado por alterações fisiológicas graduais, porém progressivas e por um aumento na prevalência de enfermidades agudas e crônicas. Desse modo são primordiais a promoção e a atenção à saúde do idoso, de maneira que englobe medidas preventivas, restauradoras e reabilitadoras.
Na chegada do idoso na Kenko, é realizada uma avaliação geriátrica abrangente que contempla todos os aspectos inseridos no envelhecimento, dentre eles:
A avaliação busca sempre identificar a maior dificuldade que o idoso apresenta em sua chegada. Após a avaliação, o idoso é inserido para atendimento de acordo com a necessidade que apresenta, podendo ser direcionado para o atendimento individual que é voltado para os idosos que não possuem capacidade funcional de realizar atendimento em grupo ou que apresentam limitação que demanda de atenção individualizada para a melhora e ganho de capacidade e funcionalidade para a realização das suas atividades da vida diária.
A Fisioterapia individualizada na Kenko torna o atendimento personalizado fazendo com que o morador tenha uma recuperação mais rápida ou uma manutenção do seu estado global, buscando:
Dessa forma na Kenko a Fisioterapia busca promover o adiamento da instalação de incapacidades decorrentes do processo de envelhecimento, e assim proporcionar melhor qualidade de vida para os idosos.
Fisioterapeuta
Jussara Paula da Luz
O acompanhamento nutricional em nosso residencial, desempenha um papel fundamental, garantindo nutrição apropriada a cada morador, prezando deixar em alta o sistema imunológico, que já se faz limitado devido a alterações fisiológicas próprias da idade, evitando doenças oportunistas e controle de patologias crônicas.
Se o corpo muda, a alimentação também deverá sofrer mudanças para assegurar a nutrição e o prazer de alimentar-se.
Através de alimentação saudável se proporciona nutrição adequada a esta especial fase da vida, o envelhecimento. Para isto faz se necessário:
-Avaliação nutricional de cada morador, acompanhando periodicamente sua evolução e adequando a alimentação conforme sua necessidade específica.
– Planejamento do cardápio de acordo com as restrições alimentares naturais dos idosos, mantendo uma alimentação saborosa.
– Orientação à equipe da cozinha e cuidadores sobre a importância de uma refeição harmoniosa, nutritiva e com a higiene necessária.
Giselle Gaede
Nutricionista
A musicoterapia para pessoas idosas tem o objetivo de promover a evocação de lembranças e melhora da memória, contribuindo também para estabelecer canais de comunicação e incentivar a sociabilidade, explorando aspectos do EU e fortalecendo a identidade na relação com o outro.
Nas sessões musicoterápicas da residência Kenko são trabalhadas diversas atividades, muitas vezes as canções são baseadas em épocas festivas e no calendário, como forma de contribuir com a orientação no tempo. Entre as atividades trabalhadas nos encontros estão: canto, manuseio de instrumentos musicais, jogos musicais, escuta musical para estimulação, escuta perceptiva (para melhorar a habilidades de atenção e conservação auditiva) e o trabalho corporal, onde mediante movimentos corporais simples ao compasso da música, pode-se ajudar o idoso a manter o tônus muscular, melhorar problemas ósseo-musculares e trabalhar a circulação.
Os encontros musicoterapêuticos são desenvolvidos através da utilização de métodos e técnicas da Musicoterapia definidos por Bruscia, Musicoterapeuta argentino (2000), como: Improvisação, Re-criação Musical, Composição e experiências Receptivas, dentre outras técnicas grupais direcionadas ao trabalho. Os estilos musicais utilizados nos atendimentos variam conforme as preferências do grupo, porém geralmente encontram-se entre eles: valsa, bolero, marchinha, samba, hinos religiosos, canções folclóricas, sertaneja, caipira, MPB, serestas, bossa nova e diversos estilos.
Entre as finalidades da experiência musical dirigida na residência Kenko Residência para Idosos está contribuir com a saúde e melhorar as relações sociais, e, nesta direção, promover habilidades nas esferas da comunicação, integração e do desenvolvimento cognitivo, afetivo, sensorial e motor. Definindo de forma mais abrangente, a musicoterapia é a utilização da música como um instrumento terapêutico para a recuperação, manutenção e melhora da saúde psicológica, mental e fisiológica e para habilitação, reabilitação e manutenção das habilidades físicas, comportamentais, sociais e do desenvolvimento. (Federação mundial de musicoterapia).
Por Ingrid Boy Ramos (Musicoterapeuta)
A massagem traz benefícios especiais para os idosos. A aplicação de massagens pode recuperar o equilíbrio mais amplo do corpo, contribuindo para o bem estar e qualidade de vida.
Utiliza-se a Reflexologia, que se ampara na tradição chinesa. Seu princípio é o estímulo de pontos nos pés que correspondem a partes do corpo específicas. Assim, com a massagem apenas nos membros inferiores é possível obter benefícios emocionais e físicos diversos.
Possuímos sistema de segurança baseado em monitoramento por meio de câmeras de vídeo. A medida visa proteger e garantir segurança à todos.
Em nossa equipe multidisciplinar, cada profissional atua de acordo com a necessidade e solicitação e com o intuito de levar o melhor do seu conhecimento e especialidade na cura ou alivio do sofrimento do paciente, reabilitando quando possível, mas “cuidando” sempre! A atuação multiprofissional traz consigo inúmeros benefícios para o idoso, melhorando o controle alimentar e controle do peso, diminuindo fatores de risco para doenças, reabilitação de doenças musculares e articulares, atividade física com melhora do condicionamento físico, assistência às questões sociais e familiares e esclarecimento em relação ao uso racional dos medicamentos, melhora da saúde bucal e mastigação, entre outras.
Outros benefícios também podem ser observados: maior motivação, melhor aceitação da velhice, redução das queixas e consultas médicas, novas amizades e novos horizontes de vida, melhora cognitiva, além de maior participação nas atividades familiares. “O processo de envelhecer é a gradual plenificação do ciclo da vida. Ele não precisa ser escondido ou negado, mas deve ser compreendido, afirmado e experimentado como um processo de crescimento pelo qual o mistério da vida lentamente vai se revelando”. Tratado de Geriatria e Gerontologia
Coordenado por profissional, com formação de nível Superior em Teologia, a capelania oferece apoio individualizado, independentemente de crença ou religião. Tem por objetivo oferecer conforto e procurar responder a alguns anseios que podem surgir em qualquer momento de nossas vidas, mas que tendem a ser especialmente profundos e inquietadores na terceira idade.
Profissionais capacitados ao atendimento em tempo integral da pessoa convalescente, que estejam em processo de tratamento e/ou cirúrgicos, portadores de enfermidades como Alzheimer, AVC, Esclerose Múltipla e demais doenças, senilidade e outras que demandem uma atenção ou supervisão constante.
A Atividade Física é um dos pontos altos para a melhor idade ser vivida com qualidade e longevidade!
O treinamento com profissional colabora para o aumento da ativação neural e melhora na função e cognitivo. Além dos benefícios neuronais, destacamos também os benefícios físicos como o fortalecimento e flexibilidade muscular, resistência, mobilidade articular e reabilitação funcional direcionados para tarefas do dia a dia! A atividade é oferecida de forma lúdica que incentiva o idoso a participar e interagir de maneira saudável!
Grupos terapêuticos, proporcionando um ambiente de troca de experiências e compartilhamento de vivencias, ainda com objetivo de resgatar a identidade, capacidades adormecidas e promover a interação através de troca de ideias, histórias de vida, pensamentos e sentimentos. Resgatar a autonomia, desenvolver novas habilidades pessoais, como autoestima, autoconfiança e motivação.
Fortalecer a integração social, pois proporcionam a criação de novas amizades.